terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Pro papel. Agora! #1 - "Necessário, somente o necessário ♪"

   

Quando crio meus personagens, desenvolvo um grande amor por eles. Eu tenho vontade de escrever cenas e mais cenas deles lutando, salvando garotas, vencendo o mal, dirigindo carros caros, dançando em festas, bebendo água, limpando a casa, fazendo dever de casa, trabalhando, descobrindo fósseis e muitas outras. Eu tenho vontade de mostrar para o leitor o quão incríveis e poderosos e fofos e complexos e profundos meus personagens são. Isso é um problema.
     Agora veja, não há nada de errado em amar seus bebês e querer que o mundo os ame também, o problema está no modo como você fará isso. Tudo bem escrever cenas legais com seus personagens mas temos que concordar que grande parte dos exemplos que eu dei ali em cima estão longe de ser cenas que contribuem para o desenvolvimento da história.  Verdade seja dita, ninguém que ler um bando de cenas de pessoas andando para lá e para cá, bebendo água, trocando de roupa.
     Mas não confunda as coisas, o problema não é escrever cenas de pessoas realizando tarefas simples do dia a dia, até porque isso os torna mais humanos, mais reais. O problema é quando é só isso. Há uma diferença entre Sara ir beber água e Sara ir beber água e receber um telefonema ou visita importante enquanto coloca água no copo. Vê?
     Toda vez que penso em uma cena nova preciso me perguntar: "Essa cena é necessária? Ela contribui para desenvolvimento de personagens? Relações entre eles? Introduz algum acontecimento futuro?" Se a resposta for não, eu não escrevo.
Sabe, eu costumava dizer que eram "cenas de transição". Costumava pensar: "Afinal, as pessoas passam tempo olhando para o teto, limpando a casa, etc. Tem horas que nada de importante acontece, faz parte da vida."
     Era uma desculpa esfarrapada. Se não há pelo menos um monólogo importante do personagem enquanto ele realiza essas tarefas, a cena não é necessária. Além disso, era um saco escrever essas "cenas de transição" (que eu achava que eram importantes! O.O Como? Como eu pude pensar isso?), o que me leva a uma das "leis" da escrita: Se não é interessante escrever, muito provavelmente não será interessante ler.
     Um bom sinal de que você está escrevendo mais do que deveria é quando "O começo é meio parado, mas lá pelo capítulo 4 a história começa." Se você diz algo parecido a respeito de seu trabalho é porque provavelmente você passou uns 3 capítulos brincando com seus personagens mas nada de importante aconteceu.
     Então, galera, fica a dica: Cada palavra conta. Não as desperdice com cenas que não te ajudam a desenvolver nenhum aspecto da sua história. ;)

Bom, gente, vou ficando por aqui. Falei pra caramba hihihihihi Ah, não se esqueçam do ceticismo na hora de ler esse texto, hein?

Até ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário